Série: De volta aos 15

28/02/2022



De volta aos 15 é uma série brasileira criada por Janaina Tokitaka, produzida pela Glaz Entretenimento e lançada em 2022 pela Netflix. Foi baseada no livro De Volta aos Quinze, da influenciadora Bruna Vieira.

A série vai contar a história de Anita (Camila Queiroz), uma mulher de 30 anos que mora em São Paulo/SP em 2021 e está insatisfeita não só com a própria vida, mas também com a de todos ao seu redor, com os rumos que cada um de seus amigos e familiares tomaram, acreditando que não é o ideal.

Após um desentendimento no casamento da irmã, ela se isola no seu antigo quarto da casa de seus pais e começa a relembrar de quando era adolescente e a vida era mais fácil. Essas lembranças levam ao seu antigo floguinho, uma rede social na Internet que ela costumava manter para fazer postagens sobre sua vida. Ela resolve acessar e fica chocada quando ele, inesperadamente, a leva para o ano de 2006, quando tinha apenas 15 anos.




A Anita de 15 anos (Maisa Silva), agora com corpo de adolescente e cabeça de adulta, morando novamente na sua cidade natal Imperatriz/MG e iniciando o primeiro ano do ensino médio, vê nisso uma oportunidade de fazer tudo diferente e mudar a trajetória não apenas da sua própria vida, mas também a de seus amigos, ajudando-os a consertar suas vidas.

Ela tenta arrumar a vida de Carol (Klara Castanho), sua prima que está envolvida com o maior boy lixo da cidade; de Luiza (Amanda Azevedo), sua irmã que está presa no papel de princesinha perfeita da cidade; de César (Pedro Vinícius), seu novo amigo que precisa de coragem para ser quem é; de Henrique (Caio Cabral), seu amigo que quer ser músico e que é secretamente apaixonado por ela, dentre outros.

Porém, cada mudança no passado impacta diretamente o presente de todos, mas nem sempre para melhor.




A série é cheia de referências dos anos 2000. Redes sociais como o Orkut, o MSN e o fictício Floguinho (referência ao Flogão e Fotolog) estavam em alta no início da Internet, acessadas através de um computador de tubo da Anita. Os looks e também a decoração dos quartos dos personagens relembram a época com tênis all star, calças de cintura baixa (criticados pela Anita), o estilo emo, pôsteres de bandas nas paredes, fitas VHS e CD’s de música.

Aliás, falando nos CD’s, a própria trilha sonora da série é uma nostalgia à parte com grandes sucessos da época como Pitty, Luka, KT Tunstall, Skank, Charlie Brown Jr. que combinaram demais com a série e que ajudaram a nos levar diretamente para essa época junto com a Anitta em que ouvíamos demais essas músicas. Maravilhoso!

Tudo isso traz uma enorme nostalgia para quem viveu essa época, e ajuda a entender como era nesse tempo para quem não viveu.





Eu acompanho a Bruna Vieira há muitos anos mesmo, desde que ela saiu de Leopoldina/MG e se mudou para São Paulo/SP, no final dos anos 2000, a fim de investir na carreira de influenciadora com seu blog Depois dos Quinze, seu canal do Youtube e seu Instagram, além também de se aventurar como escritora, escrevendo vários livros teen que fizeram enorme sucesso entre os jovens.


Quando você acompanha alguém por tantos anos assim, é normal que você vibre com cada conquista dela, e foi o que me aconteceu quando fiquei sabendo que um dos romances dela viraria série da Netflix. Eu sabia o quanto era o sonho dela isso se tornar realidade (ela já comentou sobre isso diversas vezes nas redes sociais dela), e claro que fiquei muito feliz por ela e curiosa para assistir e saber como ficou.

A série é muito gostosa de assistir; leve, curta e divertida pra passar o tempo; você sorri em diversos momentos com tantas referências para quem viveu aquela época, relembrando de tudo. O roteiro é bem simples, uma típica história adolescente com seus dramas escolares, mas que é especial por se passar no Brasil (ou seja, mais perto ainda da nossa realidade), e capaz de agradar mais de uma geração, já que atores da Geração Z vivem a época dos Millennials (ou Geração Y), haha.

Eu gostei demais da atuação da Maisa e da Camila Queiroz, elas realmente entregaram tudo e conseguiram convencer como Anita e todos os seus dramas e dilemas, além de terem ficado muito parecidas vivendo a mesma personagem. Aliás, é preciso que se diga que a caracterização dos atores adolescentes e adultos ficou muito boa! Eu assisti a primeira temporada inteira no mesmo dia sem nem perceber e já estou querendo demais a próxima, ainda mais levando em consideração a forma bombástica que a primeira terminou. Muito bom!



DE VOLTA AOS 15

Criação: Janaina Tokitaka
Emissora: Netflix
Ano: 2022-presente
Temporadas: 1 | Episódios: 6 | Duração: 35-44 minutos
Status: Em andamento
Gênero: Comédia, Drama, Série Brasileira, Teen

Sinopse: Anita é uma mulher de 30 anos que, ao revisitar seu blog de adolescente, acaba voltando no tempo para quando tinha somente 15 anos. Com a mente madura, ela tenta consertar diversas situações do passado. No entanto, cada pequena mudança pode impactar o futuro de todos, nem sempre para melhor.






Imagens: Divulgação/Netflix

2 comentários