Animação: Avatar – A Lenda de Aang

11/07/2022


Avatar: A Lenda de Aang é uma série de animação criada por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. Foi lançada em 2005 e finalizada em 2008 no canal da Nickelodeon e soma um total de 3 temporadas com muita ação, aventura, comédia e fantasia.

Ela é ambientada em um mundo onde a civilização humana se dividiu em quatro nações: a Tribo da Água, o Reino da Terra, a Nação do Fogo, e os Nômades do Ar. Cada nação é formada por uma sociedade com sua própria cultura. Algumas pessoas dentro dessas nações são conhecidas como “dominadores” por possuírem a habilidade de manipular e controlar o elemento de sua própria nação utilizando artes marciais chinesas.

O Avatar é a única pessoa capaz de dominar todos os quatro elementos. Seu dever é manter a harmonia entre as quatro nações. Ele pode ser homem ou mulher. Quando ele morre, seu espírito é reencarnado no próximo Avatar.


No tempo presente da história, a Nação do Fogo está em guerra com as outras três nações – após um século de conflito – pela expansão de seu poder e território e pela dominação dos outros povos, trazendo desequilíbrio para o mundo.

Katara é uma dominadora de água pertencente à Tribo da Água do Sul. Um dia ela e seu irmão mais velho, Sokka, encontram e revivem um menino de 12 anos que estava congelado. Descobrem que ele é Aang, o Avatar, atualmente pertencente aos Nômades do Ar.

Aang fica sabendo sobre a guerra, aceita sua missão de aprender os quatro elementos para impedir isso, e os dois irmãos juntam-se a ele para chegar à Tribo da Água do Norte, localizada no Polo Norte, onde ele e Katara aprenderão a dominar a água com maestria.


Ozai é o atual Senhor do Fogo que quer capturar o atual Avatar que tem capacidade de impedir a expansão de sua nação, caso ele aprenda a dominação dos quatro elementos.

Príncipe Zuko é o filho exilado de Ozai e está acompanhado de seu tio, Iroh. Ele quer capturar o Avatar para provar seu valor para o pai, embora tenha suas dúvidas quanto a isso. É por isso que Ozai envia sua outra filha nessa missão, Princesa Azula, que tem sede de humilhar o irmão e também se provar para o pai.

Em sua jornada, Aang, Katara e Sokka acabam conhecendo Toph Bei Fong, uma menina cega de 12 anos do Reino da Terra que é uma espetacular dominadora da terra. Querendo independência de sua família, Toph decide se juntar aos novos amigos e ensinar Aang tudo sobre a dominação da terra.

Os amigos vão encontrar muitas dificuldades em sua jornada, mas também muito aprendizado sobre todos os povos em busca de cumprir sua missão de trazer de volta o equilíbrio para o mundo.



Minha Opinião


Essa foi uma série animada que eu NÃO assisti na época que lançava na televisão, não peguei o hype, então não é como se eu tivesse uma nostalgia por ela como muitas pessoas têm. Mas eu sou curiosa, e vendo tantas pessoas falarem tão bem dela, resolvi assistir para conhecer, aproveitando que estava tudo disponível na Netflix.

Para ser bem sincera, não me cativou. Não é ruim, mas também não é algo pelo qual morri de amores, então imaginei que a questão de nostalgia devia contar muito para as pessoas amarem. Assisti a primeira temporada e já estava quase abandonando quando fiquei sabendo que a Netflix faria um live-action de Avatar, então resolvi retomar e assistir até o fim para ficar por dentro.

A animação tem seus momentos engraçados (apesar de alguns ser bobos), mas também tem seus momentos reflexivos, com mensagens interessantes. É uma história até que aprofundada, tem toda uma construção de mundo e uma ambientação que foram inspiradas nas filosofias orientais, na arte e na história chinesa que são muito legais de ver.


É uma animação válida para quem gosta de fantasia e aventura regada a muitas questões reflexivas como os problemas relacionados à guerra, genocídio, imperialismo e opressão, mas também o empoderamento feminino, emoções humanas, redenção, escolhas.

Ele mostra personagens superando suas limitações físicas e sociais, passando a mensagem de que o importante é você escolher ser você mesmo, ao invés de desempenhar papéis que a sociedade espera de você. É válido conhecer essa animação.




AVATAR: A LENDA DE AANG

Criação: Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko
Emissora: Nickelodeon
Ano: 2005-2008
Temporadas: 3 | Episódios: 61 | Duração: 24 minutos
Status: Finalizado
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Fantasia

Sinopse: Preso durante um século dentro de um iceberg, Aang é um menino de 12 anos que agora está livre do gelo. Ele descobre que tem um destino extraordinário: ser o Avatar. Ele é responsável por garantir o equilíbrio entre os mestres dos quatro elementos, que estão divididos em quatro civilizações: as tribos da Água, da Terra, do Fogo e do Ar. Elas estão perdidas no meio de guerras e destruições. Agora, sua missão é restaurar a ordem no universo. Mas antes ele tem que aprender a dominar todos os elementos.




Imagens: Divulgação/Nickelodeon

2 comentários

  1. Ahhh, que pena que não te cativou 🙁 eu assisti quando lançou, e adorei. Pra mim foi uma história linda, com personagens bem construídos em uma aventura bem interessante, me ganhou completamente ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ter assistido na época que lançou, acho que teria amado, haha. Mas apesar de eu não ter me apaixonado, ainda assim recomendo muito para as pessoas assistirem, as mensagens são muito boas!

      Beijos!

      Excluir