Saga Literária: Harry Potter

11/08/2022


A série Harry Potter é formada por 7 livros que foram escritos pela autora inglesa J.K. Rowling e publicados entre 1997 e 2007. Chegaram ao Brasil pela Editora Rocco.

Essa série narra a história de um menino chamado Harry Potter que, no seu aniversário de 11 anos, descobre ser um bruxo e vai estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde passa a ter aulas com professores sobre feitiços, poções, a voar em uma vassoura mágica, conhece seus melhores amigos Rony Weasley e Hermione Granger, e descobre mais sobre seu próprio passado, o assassinato de seus pais pelo temível Lord Voldemort, cujos destinos podem estar interligados.

É uma história infanto-juvenil que levou muitas crianças e adolescentes em todo o mundo a lerem livros maiores do que se era esperado para suas idades, no início dos anos 2000, mudando a percepção que se tinha de que jovens só gostavam de livros pequenos e com figuras.

Fez um enorme sucesso global em sua época e marcou toda uma geração por possibilitar o mergulho em um mundo mágico cheio de fantasia e aventura, que também traziam ensinamentos e reflexões.

Os sete livros são:















Livros Complementares


A autora escreveu alguns livros que chegaram a aparecer na série Harry Potter, foram mencionados e lidos pelos personagens. São livros que detalham esse mundo da magia criado por ela e que ganharam versões reais para o público:


  • Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001)  64 páginas
  • Quadribol Através dos Séculos (2001)  64 páginas
  • Os Contos de Beedle, o Bardo (2008)  108 páginas


Minha Opinião


Eu conheci os livros da série Harry Potter aos 11 anos de idade, em 2001, e foi nesse ponto que eu tive a minha vida mudada para sempre. Foram eles que me incentivaram a ler mais livros, me ajudaram a descobrir esse amor pela leitura, por histórias de fantasia, tudo coisa que antes eu não tinha o costume de consumir. Durante toda a minha adolescência eu fui viciada nessa saga, acompanhando assiduamente os livros novos que saíam e devorando eles em questão de poucos dias. Vivi muitas emoções em vários sentidos. Foi muito marcante na minha vida e sou apaixonada por eles até hoje.

É justamente por amar tanto essa saga que fez (e ainda faz) parte de mim que eu me decepcionei profundamente com a autora a respeito de suas declarações transfóbicas e discorto completamente dela. Hoje e para sempre lembrarei com carinho da saga Harry Potter apenas, não mais da sua criadora.





Foto de capa: Unsplash

Postar um comentário