Animação: Arcane

11/04/2022


Arcane é uma série de animação criada por Christian Linke e Alex Lee e lançada em 2021 pela Netflix. Foi baseada no jogo League of Legends, da Riot Games.

A série é ambientada no universo fictício de League of Legends e gira em torno de duas relações conturbadas: A primeira é entre as irmãs Violet (Vi) e Powder (mais tarde Jinx), que após uma sequência de eventos e forças maiores, acabam se convertendo de inseparáveis irmãs a inimigas declaradas.

A segunda relação é entre a luxuosa cidade de Piltover (o Ladoalto) e o compromisso com o progresso através da tecnologia, e o seu contraste com a cidade de Zaun (a Subferia), marcada pela desigualdade extrema e uma população ressentida pelas guerras do passado.

“A triste verdade é que os que mais brilham queimam muitas vezes mais depressa.”


Duas irmãs. Duas cidades. Uma descoberta que mudará o mundo para sempre.

Os jovens cientistas e inventores Jayce e Viktor se unem para tentar aliar magia e ciência na criação da tecnologia hextec, uma grande revolução que promete alçar Piltover para um futuro glorioso, e estão dispostos a arriscar tudo em nome da pesquisa. Essa é uma descoberta que deve ser protegida e alcançada a qualquer custo, mesmo que isso signifique renegar Zaun ainda mais ao esquecimento.

Vivendo em um ar poluído e pesado, onde cada beco é cheio de perigos, a população de Zaun já está cansada de viver desse jeito. Eles irradiam talento, determinação e um desejo crescente de algo maior do que aquela vida, e o Ladoalto pode ter exatamente o que tanto almejam.

Houve um tempo em que todos seguiam Vander, o dono do bar A Última Gota que adotou as irmãs órfãs e a quem todos respeitavam, mas após uma série de acontecimentos que levou à sua morte e à separação das irmãs, a Subferia se viu submetida ao poder de Silco, que testa uma substância poderosa que ele acredita ser a chave para enfrentar Piltover e começar uma nova guerra.

Vi e agora Jinx (antiga Powder) estão mais divididas do que nunca e vão precisar escolher que lado tomar em meio aos conflitos que despontam em toda parte, incluindo entre elas mesmas.



Falando como uma pessoa que nunca jogou League of Legends e consequentemente não conhecia nada desse mundo, dos personagens e suas histórias, Arcane me conquistou desde o primeiro episódio e me vi completamente entregue a esse novo universo de steampunk.

Eu não esperava que fosse gostar tanto, tinha minhas dúvidas se iria gostar/entender por não jogar LoL, mas a animação nos apresenta uma história que é muito atrativa e instigante, somado a isso é muito bem dirigido, a música, a edição, o ritmo, TUDO funciona muito bem.

A narrativa é muito envolvente e te deixa curioso para saber como a história vai se desenrolar. Tanto os heróis quanto os vilões são muito mais do que o papel que desempenham na história. Há toda uma construção e amadurecimento dos personagens, que são marcados pelo lugar de onde vieram, seu passado, as pessoas que cruzaram seu caminho, suas motivações e desejos de chegar a algum lugar ou conquistar algo. Eles são o resultado de uma série de consequências e principalmente escolhas próprias.

É justamente o histórico, a complexidade e as várias nuances dos personagens que tornam eles intrigantes e quase reais para mim, e consequentemente acabam ficando interessantes e despertam o meu interesse.


A parte artística dessa animação é simplesmente belíssima. Acho que está no nível do filme Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) no quesito de fazer seu queixo cair com a qualidade dos traços e as cores vivas e intensas. Em absolutamente qualquer parte que você resolver pausar terá uma obra de arte.

Tem também muita referência de Art Nouveau (muitos floreios, natureza, bastante presente em Zaun) e Art Déco (figuras geométricas, linhas, perspectiva, algo que é elegante e chique como visto em Piltover).

E claro, o estilo Cyberpunk, Steampunk que leva muitas engrenagens, válvulas, invenções, basicamente o futuro imaginado pelo passado, uma distopia onde as máquinas e a tecnologia estão muito presentes no dia a dia.

Tudo isso misturado muitas vezes ao neon, fluorescente, com cores extremamente brilhantes que emitem uma luz bem forte em meio à escuridão, tanto nos detalhes, quanto em grandes explosões.


Toda a trilha sonora é marcante, contagiante e muito perfeita, principalmente a música de abertura “Enemy”, da banda Imagine Dragons em parceria com o rapper J.I.D, que é viciante. Traz uma vibe bem forte que ajuda demais a entrar no clima da história. Sensacional!

Arcane é a prova viva de que videogames podem sim receber adaptações primorosas para as telas, se tiver um roteiro convincente, personagens cativantes e uma construção de mundo impressionante, e claro agradar tanto os fãs do jogo quanto o público que não conhecia nada desse universo.




ARCANE

Criação: Christian Linke e Alex Yee
Emissora: Netflix
Ano: 2021-presente
Temporadas: 1 | Episódios: 9 | Duração: 39-44 minutos
Status: Em andamento
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Fantasia, Ficção Científica

Sinopse: Nas cidades de Piltover e Zaun, a tensão aumenta à medida que inventores, arruaceiros, políticos e senhores do crime ficam cada vez mais fartos das restrições de uma sociedade devastada. Com a situação à beira do insustentável, duas irmãs roubam um artefato de imensurável poder. Descoberta e perigo colidem enquanto heróis nascem e laços são rompidos. Será que esse poder mudará o mundo? Ou será que o levará à ruína? Esse é o mundo de Arcane.







Imagens: Divulgação/Netflix

Postar um comentário