Série documental: Os Últimos Czares

18/04/2022


Os Últimos Czares é uma série documental de 6 episódios, criada por Adrian McDowall e lançada em 2019 pela Netflix.

Misturando dramaturgia com documentário, a série cobre todo o reinado de Nicolau II, o último imperador da Rússia, desde a sua coroação em 1894 até a sua execução em 1918, encerrando assim a dinastia Romanov.

Após a morte inesperada de Alexandre III aos 49 anos, seu filho, Nicolau II, sobe ao trono aos 26 anos como czar da Rússia em 1894. Ele promete continuar o governo autocrata de seu pai, negando as ideias modernas, mas sua coroação é marcada por mortes em massa de uma população que o rejeita.

Ele se casa com Alexandra Feodorovna e o casal passa por várias tentativas de conceber um filho homem para herdar a coroa. Após quatro tentativas, as filhas Olga, Tatiana, Maria e Anastasia, eles finalmente conseguem na quinta tentativa, mas o menino Alexei nasceu com hemofilia, uma doença grave que a família procura esconder para não demonstrar fraqueza perante o povo.


Grigori Rasputin sai em peregrinação, impressionando as pessoas por onde passa ao curar doentes e feridos. Ele também demonstra simpatia e compreensão para com as mulheres que estão fragilizadas, levando-as a acreditarem que precisam dele. É desse jeito que ele acaba sendo recomendado para a czarina Alexandra, que está desesperada para que alguém alivie as dores físicas de seu filho e sua própria dor mental.

Rasputin é rejeitado pelo público, pelos políticos e pela igreja. Todos acreditam que ele está influenciando negativamente o casal a tomar péssimas decisões para o país, mas Alexandra está dependente dele e o defende, e Nicolau o aceita por perto em nome da esposa e do filho. A família se isola em uma bolha de luxo e ignorância.


Nicolau resolve entrar em guerra com o Japão (1905), ignorando os conselheiros políticos que argumentam contra isso, e mais tarde entra na Primeira Guerra Mundial (1914-1917). O grande número de vítimas na guerra liderada por alguém sem experiência como Nicolau, além do comando do país nas mãos de Alexandra e Rasputin, provocam uma onda de indignação e protestos em massa. Rasputin é assassinado. Os soldados se juntam à população na revolução.

O czar volta às pressas, preocupado com sua família, e percebendo que perdeu o controle do país, ele abdica do trono. O governo provisório é derrubado poucos meses depois por Vladmir Lenin e os bolcheviques. Em 1918, a família é transferida para um esconderijo onde o destino dos Romanov é selado.


A série também acompanha Pierre Gilliard, ex-tutor das crianças, mas agora em 1925 (7 anos após a morte da família Romanov), tentando descobrir se uma paciente psiquiátrica em Berlin é quem ela diz ser, Anastasia, que supostamente sobreviveu ao assassinato da família. Esse é o início de uma série de alegações ao longo da história, de mulheres que diziam ser a verdadeira Anastasia.

Os restos mortais da família seriam descobertos apenas em 1979: Nicolau II, Alexandra, e três de suas filhas, Olga, Tatiana, e não se sabe se Maria ou Anastasia. Eles foram mantidos em segredo até o colapso do comunismo, e somente em 1998 que foram revelados, passaram por identificação de DNA e então exumados. Em 2007 os dois corpos restantes são descobertos: Alexei e a outra irmã, Maria ou Anastasia.



Eu amo séries históricas e tinha gostado muito dessa série documental quando assisti pela primeira vez. A começar pela história que sempre me interessou (e principalmente chocou) a forma brutal como teve fim a família Romanov. E gostei muito do fato de terem escolhido contar essa história misturando depoimentos de historiadores e dramatização com atores para ilustrar.

Mas dando uma pesquisada, vi que em vários momentos ela foge muito da realidade. Eles optaram por mudar ou aumentar alguns acontecimentos de modo a torná-lo mais “interessante” para o telespectador, então não dá para considerar como algo totalmente fiel.

Tendo isso em mente, então eu acho que vale a pena dar uma conferida se você gostar desse tipo de série, ou documentário, ou os dois.




OS ÚLTIMOS CZARES

Criação: Adrian McDowall
Emissora: Netflix
Ano: 2019
Temporadas: 1 | Episódios: 6 | Duração: 42-50 minutos
Status: Finalizado
Gênero: Biográfico, Drama, História

Sinopse: A revolta popular se alastra pela Rússia no começo do século XX, mas o czar Nicolau II resiste a mudanças. O resultado é a revolução e o fim brutal da dinastia Romanov.

 

  




Imagens: Divulgação/Netflix

Postar um comentário