Anime: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

07/03/2022



Fullmetal Alchemist: Brotherhood é um anime criado pelo estúdio de animação Bones e que foi baseado no mangá Fullmetal Alchemist, da mangaká Hiromu Arakawa. O anime conta com 64 episódios e foi lançado entre abril de 2009 e julho de 2010.

Os mangás de Fullmetal Alchemist, escritos e ilustrados por Hiromu Arakawa, e publicados pela editora Square Enix, começaram a ser lançados em 2001 e tiveram a sua conclusão apenas em 2010, após 27 volumes.

Em outubro de 2003 foi lançado o primeiro anime baseado nesse mangá, e que também foi chamado de Fullmetal Alchemist. O início dele é muito fiel ao mangá original, além de ser bem mais detalhado também. Porém, acontece que chegou uma hora em que o anime ultrapassou a história do mangá, então coube aos produtores do anime criar uma história totalmente nova para dar continuidade e um encerramento para ele em outubro de 2004, finalizando com 51 episódios.

Então ele não chega a ser totalmente fiel ao mangá, principalmente do meio para o final, e também acabou sendo mediano, quase fraco. Ainda assim eu fiz questão de assistir puramente para conhecer mesmo.

Mas então, em abril de 2009, eis que lançam o segundo anime baseado nesse mangá, o Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Dessa vez, o mangá acabou concluindo primeiro do que esse segundo anime, então agora ele tinha um final também em que se basear, acabando por ser totalmente fiel ao mangá e muito melhor. Esse anime terminou em julho de 2010, com 64 episódios. E é sobre esse segundo anime a resenha de hoje.




A história se passa num mundo fictício em que a alquimia é uma das mais avançadas técnicas científicas conhecidas e utilizada pelo homem no país de Amestris.

Os irmãos Edward e Alphonse Elric são dois jovens alquimistas que estão procurando a Pedra Filosofal, um objeto poderoso capaz de restaurar seus corpos, que foram perdidos numa tentativa proibida de tentar trazer a mãe de volta à vida (que morreu por uma doença incurável) por meio da alquimia.

Edward (Ed) perdeu uma perna e um braço (substituídos mais tarde por um automail, próteses mecânicas avançadas), e Alphonse (Al) perdeu o corpo inteiro, tendo sua alma ligada a uma enorme armadura de ferro, podendo andar e falar com ela.

“Um herói em tempos de guerra é um assassino em massa em tempos pacíficos.”
Riza Hawkeye




Devido ao seu talento, Roy Mustang, conhecido como “Alquimista de Fogo”, convida Edward para se tornar Alquimista Federal, contratado pelo Estado Militar de Amestris. Ed aceita, com o propósito de ter acesso a um vasto recurso disponível a esse cargo, que vai ajudar na sua busca pela Pedra Filosofal junto com Al, e assim se torna o “Alquimista de Aço”.

Em sua jornada, os irmãos encontram diversos amigos e inimigos. Scar é um sobrevivente do povo de Ishbal, que foi destruído pelos alquimistas federais, e agora busca vingança. Os homúnculos são criaturas que carregam em si pedras filosofais, sobrevivem a qualquer dano e buscam destruir os irmãos Elric que atrapalham os planos do criador deles. Winry Rockbell é amiga desde a infância dos irmãos e é a mecânica do automail de Ed, junto com a avó Pinako, com quem mora após a morte de seus pais na guerra de Ishbal.

Muitos desafios aparecem no caminho de Ed e Al que vão dificultar seu objetivo, mas alianças inesperadas podem se formar para ajudar os irmãos não apenas a conseguirem o que querem, mas também em nome de algo maior capaz de afetar e destruir todos em Amestris.

“Não fique forte para matar alguém que odeia, mas sim para proteger alguém que ama.”
Alphonse Elric





Esse foi o primeiro anime da minha vida que eu resolvi assistir na íntegra, me dedicar em realmente conhecer a história do começo ao fim, e não episódios aleatórios que passam na televisão, e acho que fiz uma ótima escolha para alguém que não conhece absolutamente nada de animes, já que amei demais!

É um anime que tem muita ação, aventura, momentos icônicos, engraçados, emocionantes, tristes, traz uma carga emocional muito bem aproveitada. Os personagens são carismáticos e interessantes, com um crescimento e amadurecimento notáveis ao longo do tempo. E a história é muito rica, envolvente e cativante, sendo bem complexa e cheia de nuances.

Se alguém, assim como eu, também nunca assistiu animes na vida e quiser começar, eu acredito que Fullmetal Alchemist: Brotherhood é uma boa porta de entrada para esse universo. Não é nada difícil de entender e nem tão longo assim, acho que tem uma duração aceitável, não só no número de episódios, mas também no tempo deles, além também de ser uma história já fechada, com começo, meio e fim, que dispensa continuações.

É um anime impecável, as filosofias e reflexões que ele passa são incríveis, é por causa disso que se tornou o meu favorito!




FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD

Direção: Yasuhiro Irie
Estúdio: Bones
Exibição: 5 de abril de 2009 – 4 de julho de 2010
Episódios: 64 | Duração: 24 minutos
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Fantasia

Sinopse: O descaso com as leis da alquimia tomou dois dos membros de Edward Elric e deixou a alma de Alphonse Elric presa a uma armadura. Para recuperar o que perderam, os irmãos procuram a Pedra Filosofal. O exército corrupto, os homúnculos, alquimistas estrangeiros... Inimigos e aliados alterarão o curso dos irmãos Elric, mas nada conseguirá mudar seu propósito ou romper o elo entre os dois.






Imagens: Divulgação/Bones

Postar um comentário