Minissérie: A Vida e a História de Madam C.J. Walker

22/08/2022


A Vida e a História de Madam C.J. Walker é uma minissérie biográfica de 4 episódios, criada por Nicole Asher e Janine Sherman Barrois, que foi lançada em 2020 pela Netflix. Foi baseada no livro “On Her Own Ground: The Life and Times of Madam C.J. Walker” (2001), de A’Lelia Bundles, que é tataraneta de C.J. Walker.

A minissérie vai contar a história da primeira mulher negra dos Estados Unidos que se tornou milionária por esforço próprio, se tornando pioneira e empresária ao criar uma linha de cosméticos e produtos para cabelos da mulher negra. Tudo isso no início de 1900, uma época em que a abolição nos Estados Unidos era algo recente, permeado por segregação.

Sarah Breedlove (Octavia Spencer) era uma lavadeira de roupas que acumulava muitas horas de trabalho enquanto estava em um casamento abusivo, e devido a essas condições estressantes, ela sofre problemas de perda de cabelo, o que gera nela baixa autoestima.

“Cabelo é poder. Você não imagina o que é perdê-lo.”
Madam C.J. Walker


Por causa dessa situação que ela conhece Addie Monroe (Carmen Ejogo), que vende produtos para cabelos, e que ensina a Sarah alguns conceitos básicos e iniciais sobre a preparação de cosméticos para cabelos. Sarah consegue aperfeiçoá-los, mas Addie não aceita mudanças em seus produtos e nem que elas trabalhem juntas, e assim acabam brigando.

É a partir dessa discórdia entre as duas que Sarah começa a desenvolver seu primeiro produto capilar e passa a investir no seu próprio negócio de produtos de cabelos para mulheres negras.

“Às vezes, o silêncio é a única proteção que uma mulher negra tem. Mas agora que aprendi a contar minha história, não posso mais me calar.”
Madam C.J. Walker


Sarah se casou e se divorciou três vezes no total, sendo todos os casamentos opressores e destrutivos. Com seu primeiro marido ela teve sua única filha, A’Lelia (Tiffany Haddish). E foi o nome de seu terceiro marido, Charles Joseph Walker (Blair Underwood), que Sarah adotou para si mesma, passando a ser conhecida como Madam C.J. Walker.

Ao passo em que os produtos se tornam um enorme sucesso e se consolida como marca, Walker começa a acumular fortuna e a apoiar instituições de caridade. Mas essa trajetória não será fácil, ela terá que lidar com o desdém de investidores, além do machismo e traição do próprio marido tanto na vida pessoal deles, quanto na profissional.



Minha Opinião


Que minissérie espetacular! É sobre força, persistência, importância da autoestima, a emancipação das mulheres negras, e tantas outras coisas. Você se envolve, chora, ri, vibra junto. É uma história muito inspiradora e forte, baseada na vida real dessa mulher que entrou para a história e merece muito ser conhecida.

Ela nos inspira a batalhar muito pelo que a gente sonha, superar os obstáculos e não desistir. Mas que também nos convida a refletir, pontuando quantas coisas ainda permanecem as mesmas desde aquela época e o quanto precisamos mudar como seres humanos, pois ainda hoje existe muita desigualdade, injustiça, preconceito etc.

Com apenas quatro episódios, a série acaba sendo muito curta e rápida, então não se aprofunda nos detalhes da vida dela e ainda faz saltos temporais, nos dando apenas um contexto geral sobre a vida de Madam C.J. Walker. Para quem nunca ouviu falar nela e está conhecendo pela primeira vez, é o suficiente.


Porém, a minissérie não se propõe a ser documental, então muitas coisas na história foram inventadas e alteradas, a fim de fazer a narrativa funcionar. É por isso que não se pode encarar tudo o que acontece como verdade absoluta.

A personagem da Addie Monroe, por exemplo, se difere muito de quem ela realmente foi na realidade e não deve ser lembrada do jeito como foi retratada nessa série. O verdadeiro nome dela era Annie Malone e ela também teve uma história tão empoderadora quanto a da Madam C.J. Walker, fazendo uma contribuição épica para a indústria da beleza, ativismo negro e empreendedorismo feminino, mas resumiram ela a uma mera “vilã” que só aparece para atrapalhar a protagonista, pelo bem da dramaticidade.

Ainda assim gostei muito dessa minissérie, toda a direção de arte está maravilhosa (em especial o cabelo e maquiagem, obviamente), e vale muito a pena assistir.




A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C.J. WALKER

Criação: Nicole Asher e Janine Sherman Barrois
Emissora: Netflix
Ano: 2020
Episódios: 4 | Duração: 45-49 minutos
Gênero: Biográfico, Drama, Drama de Época

Sinopse: A trajetória da primeira mulher milionária dos Estados Unidos, Madam C.J. Walker conquistou seu verdadeiro império ao criar uma linha de produtos capilares e cosméticos especialmente para mulheres negras, enfrentando todo o machismo e racismo do início do século XX. Uma história inspiradora que foi baseada em fatos reais.




Imagens: Divulgação/Netflix

Postar um comentário