Minissérie: Chernobyl

20/06/2022


Chernobyl é uma minissérie de 5 episódios, criada por Craig Mazin e lançada em 2019 pela HBO. Ela dramatiza os eventos em torno do acidente nuclear de 1986 na usina de Chernobyl, que fica na Ucrânia.

Qual é o custo da mentira?

Em 1986, na Ucrânia durante a União Soviética, houve uma explosão na Usina Nuclear de Chernobyl. O acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história.

Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente e como minimizar suas consequências.


Depois do devastador acidente, todos que tiveram contato direto com a radiação da usina sofreram terríveis efeitos colaterais, desenvolvendo queimaduras e feridas por todo o corpo. Alguns exemplos são as histórias paralelas do bombeiro Vasily (Adam Nagaitis), um dos primeiros a chegar no local do acidente, e mais tarde sua esposa grávida Lyudmilla (Jessie Buckley), que também é exposta a altos níveis de radiação quando finalmente encontra o marido no hospital, em isolamento.

Valery e Ulana enfrentam pessoas extremamente poderosas na tentativa de expor a negligência e descuido por trás do acidente.

“(...) Eu precisei pedir desculpas aos nossos inimigos.”
Mikhail Gorbatchov



Minha Opinião


Impossível não reconhecer que a série foi bem elaborada, estudada e concretizada de forma excelente. Eu não esperava nada menos da HBO que já tem esse histórico de trazer produções incríveis de tirar o fôlego.

O roteiro é bem forte que te deixa apreensivo do começo ao fim, a fotografia é sensacional reconstituindo uma ambientação de época incrível, os atores estão excelentes nos seus papéis de tal forma que te ajuda a compreender a preocupação deles com relação à gravidade da situação. Tudo isso resulta numa obra impactante e dinâmica.

Ele consegue instigar nossa curiosidade para saber mais sobre a história do acidente e provoca uma vontade de conhecer de perto os lugares nos dias de hoje. Mas claro que isso é impossível, uma vez que até hoje o lugar emana radioatividade e está isolado.


Apesar de se aproximar bastante dos acontecimentos reais, essa série não é um retrato fiel da realidade, uma vez que toma algumas liberdades com a história a fim de trazer mais dramaticidade para a minissérie. Mas ainda assim é super válida como um contexto geral de tudo o que aconteceu.

Diversas passagens na história te levam a refletir sobre como a imprudência, a ganância e os interesses pessoais foram capazes de tanta destruição, cujos efeitos se estendem até os dias de hoje.

“Quando a verdade ofende, mentimos até não nos lembrarmos mais dela. Mas ela continua lá. Cada mentira que dizemos incorre uma dívida à verdade. Mais cedo ou mais tarde, essa dívida é paga.”
Valery Legasov


Tantas pessoas morrendo por conta da radiação e foi difícil de ver todas as medidas que tiveram que tomar por conta disso. A região precisando ser evacuada até ficar deserta, destruição de plantações e matança dos animais domésticos e selvagens porque estavam todos infectados, antes que fugissem para outras cidades levando consigo a radiação.

É uma minissérie pesada. E pensar que isso tudo é real, tudo ainda queima, tudo ainda mata e morre. A irresponsabilidade e prepotência só não foram mais terríveis por causa de algumas poucas pessoas que fizeram o que podiam, e pagaram um preço alto por isso.

Fantástico e assustador em igual medida. Vale muito a pena!




CHERNOBYL

Criação: Craig Mazin
Emissora: HBO
Ano: 2019
Episódios: 5 | Duração: 58-71 minutos
Gênero: Drama, História

Sinopse: Chernobyl dramatiza a “história de uma das piores catástrofes provocadas pelo homem na história” e fala dos bravos homens e mulheres que se sacrificaram para salvar a Europa de um desastre inimaginável. A minissérie foca no escândalo devastador do desastre da usina nuclear que ocorreu na Ucrânia em abril de 1986, revelando como e por que aconteceu e contando as histórias chocantes e notáveis daqueles que lutaram e caíram.








Imagens: Divulgação/HBO

Postar um comentário