Anime: Death Note

23/05/2022


Death Note é um anime criado pelo estúdio de animação Madhouse e dirigido por Tetsurō Araki. Ele conta com 37 episódios e foi lançado entre outubro de 2006 e junho de 2007. O anime foi baseado no mangá Death Note, que foi escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata. Os 12 volumes foram lançados pela editora Shueisha entre 2003 e 2006.

Ele vai contar a história de Light Yagami, um estudante muito inteligente da cidade de Tóquio, no Japão. Um dia, estando entediado por não ter grandes desafios em sua vida, ele encontra caído no chão um estranho caderno preto, onde está escrito “Death Note” na capa.

Dentro do caderno há instruções de como usá-lo: Se escrever o nome de uma pessoa no caderno e visualizar mentalmente o rosto dela, dentro de 40 segundos essa pessoa morreria de ataque cardíaco, caso não fosse especificado outro tipo de morte.

Inicialmente Light duvida disso, mas após testá-lo em duas ocasiões, ele comprova que o caderno funciona, e a partir daí ele se empolga ao se ver repleto de novas possibilidades.


Depois de alguns dias, Light é visitado pelo verdadeiro proprietário do caderno, um shinigami chamado Ryuk, que conta que deixou o caderno cair na Terra porque estava entediado, e queria ver quem o encontraria e o que faria com ele.

Light lhe conta que seu objetivo é usar o caderno para matar todos os criminosos, a fim de purificar o mundo do mal e se tornar um deus no novo mundo que ele quer criar.

“Sabia que matar era um crime, mas era a única forma de corrigir as coisas.”
Light Yagami

Com o número de mortes inexplicáveis de criminosos cada vez mais alto, o assunto acaba chamando a atenção da Interpol e de um famoso detetive particular conhecido apenas como “L.”. Utilizando-se apenas de deduções, L. conclui que o assassino em série – chamado pelo público de “Kira” (derivado de “killer”, assassino) – precisa do nome de suas vítimas (motivo pelo qual L. escolheu ser conhecido apenas por uma letra), que ele é do Japão e que pode matar sem encostar nas vítimas.


Por causa dessas deduções, Light vê em L. um adversário à altura e o seu maior rival, capaz de colocar fim aos seus planos, e a partir daí começa um jogo psicológico em que um tenta descobrir e acabar com o outro, usando as informações que tem e sem levantar suspeitas.

Para isso, ambos vão contar com aliados e inimigos ao seu lado para ajudá-los ou serem usados por eles em nome de conseguirem o que querem.

Misa Amane é uma ídolo japonesa famosa, também portadora de um Death Note pertencente a uma shinigami chamada Rem, e ela está obcecada em encontrar e ajudar o Kira em sua missão, visto que ele matou o assassino de seus pais. Ao trabalharem juntos, Misa acaba apaixonada por Light, se tornando facilmente manipulada por ele que só a usa para alcançar seus objetivos.



Minha Opinião


Esse era um dos animes famosos e conhecidos que muita gente elogiava bastante, por isso que eu achei que seria uma boa escolha para uma pessoa como eu que ainda estava conhecendo esse universo dos animes, resolvi então dar uma chance, e não me arrependi.

É uma história bem densa, com uma atmosfera sombria. Os personagens são complexos e extremamente inteligentes, o que faz eles serem interessantes demais. Em vários momentos eu me vi tensa pelas armadilhas em que eles acabavam cercados, e depois chocada com a forma brilhante e inteligente que eles conseguiam se livrar.

Toda a dinâmica e as conversas entre o Light e o L. são muito boas e envolventes, ambos são muito inteligentes, o que faria deles uma dupla imbatível, se não fossem inimigos não-declarados.

É um anime que mostra que absolutamente ninguém é invencível, nem mesmo os dois protagonistas que são inteligentes e estão sempre analisando todas as opções, incluindo a possibilidade do outro estar um passo à sua frente.


Mas eu tenho algumas poucas ressalvas sobre esse anime. Eu ficava um pouco sem paciência e inconformada com a Misa que era dependente demais do Light, a ponto de ela perceber quando estava sendo usada por ele, não gostar, mas ainda assim aceitar e obedecer. Mas por outro lado, eu sei que na verdade ela era uma vítima (até certo ponto) que precisava de ajuda.

E também é fato que o anime perde um pouco da sua força quando acontece uma coisa chocante na metade, o que é meio triste, mas ainda assim vale a pena continuar assistindo até o final.

É um anime que aborda assuntos importantes como justiça, manipulação, dependência emocional, mentiras, se temos ou não o direito de decidir quem vive e quem morre, e muito mais, te convidando a refletir. Eu adorei!




DEATH NOTE

Direção: Tetsurō Araki
Estúdio: Madhouse
Exibição: 4 de outubro de 2006 – 27 de junho de 2007
Episódios: 37 | Duração: 23 minutos
Gênero: Crime, Drama, Fantasia, Mistério, Thriller

Sinopse: Light Yagami é um estudante brilhante que se encontra aborrecido. Um dia, encontra um Death Note, um caderno que pertence a um Shinigami (Deus da Morte). Esse caderno mortal tem o poder de matar qualquer um cujo nome seja nele escrito e, usando esse poder, Lighr decide criar um mundo perfeito, livre de crimes e pessoas maldosas. No entanto, à medida que os mais temidos criminosos aparecem mortos, a Interpol chama o lendário detetive L para apanhar Light. Começa aí uma batalha.




Imagens: Divulgação/Madhouse

Postar um comentário