Documentário: O Golpista do Tinder (2022)

30/05/2022


O Golpista do Tinder é um documentário de crime e investigação dirigido por Felicity Morris e lançado em 2022 pela Netflix.

Ele é baseado num artigo de 2019 intitulado The Tinder Swindler (em português, “O Golpista do Tinder”) que trouxe à tona a história de Simon Leviev, um vigarista israelense que supostamente roubou US$ 10 milhões de vítimas por toda a Europa usando um esquema de pirâmide e que até hoje está solto.

O documentário ouve o relato de três vítimas dele: Cecilie Fjellhøy, Pernilla Sjoholm e Ayleen Charlotte. Todas elas contam que deram match com um homem que conheceram no Tinder, um aplicativo de relacionamentos, e que ele dizia ser um bilionário, herdeiro de um magnata dos diamantes.

Ele as levava para encontros caros, que envolvia viagens por toda a Europa, cruzeiro e jatos particulares. Também era muito atencioso com elas, levando-as a se apaixonarem e se importarem com ele, e quando isso acontecia, ele se distanciava, alegando estar “muito ocupado com o trabalho”.


Depois de um tempo de relacionamento à distância, ele começava a mandar fotos e vídeos para elas alegando estar correndo perigo e fugindo de supostos criminosos que queriam seu dinheiro. Ele pedia dinheiro emprestado para elas para fugir, já que sua própria conta estava trancada por precaução, e as mulheres começavam a fazer dívidas para mandar esse dinheiro para ele, acreditando que seriam pagas no futuro, já que ele é rico.

A mentira continua por muito tempo, as mulheres se endividando cada vez mais, preocupadas que a vida dele dependia unicamente delas mandarem dinheiro para ele. E era com esse dinheiro que cada uma delas mandava que ele fazia a sua próxima vítima. E quando por fim elas em total desespero pela dívida, cobravam uma resposta, ele simplesmente sumia.


“Simon Leviev” é o nome adotado na realidade por Shimon Hayut, nascido em Israel. Ele saiu do país em 2011, condenado por fraude, e desde então tem ido atrás de mulheres por toda a Europa para serem suas vítimas nesse esquema.

Ele foi condenado em 2019 a 15 meses de prisão por roubo, falsificação ideológica e fraude, mas cumpriu apenas 5 meses antes de ser solto no início de 2020 por conta da superlotação nas prisões diante do COVID-19, por bom comportamento e por sua própria alegação de que ele nunca obrigou as mulheres a fazerem nada, elas lhe enviavam dinheiro por escolha própria.

Hoje ele segue em liberdade, aparentando por seu Instagram (antes de desativá-lo por conta da repercussão do documentário) ainda estar levando uma vida de luxo. Quanto às mulheres, vítimas dele, seguem pagando suas dívidas.



Minha Opinião


Esse documentário foi muito comentado quando estreou, em fevereiro de 2022, e causou muita revolta e indignação em todo o mundo com o que foi mostrado. Mesmo assim não causou grande repercussão na vida do Simon Leviev. Ele continua em liberdade, alegando inocência, e ainda promete contar o seu lado da história, pedindo para o público manter a mente aberta.

Cada país da Europa tem a sua própria legislação com o que eles consideram crime ou não, grave ou não. Por isso que é tão complicado condenar e prender definitivamente este homem, que nunca para em um lugar por tempo suficiente até ser reconhecido e condenado. Ele se aproveita dessa brecha nas leis de cada país para continuar fazendo quantas vítimas ele quiser sem nada acontecer com ele até hoje. Por isso que esse documentário é tão revoltante.


Eu acho muito importante e necessário a existência desse documentário, para que esse homem e seu esquema sejam expostos desse jeito em todo o mundo, para que as pessoas (principalmente mulheres), no mínimo, tenham consciência e tomem cuidado.

Mas por outro lado, nós sabemos que, infelizmente, toda essa exposição também pode acarretar o efeito inverso, e atrair aquelas pessoas que se inspiram e admiram gente “esperta” como ele e acabam seguindo-o.

É exatamente por isso que se faz muito necessário a justiça. Esse homem deveria estar preso para mostrar que existe sim consequência e punição para quem comete crimes. Mas é a certeza da impunidade que leva as pessoas a seguirem pelo mesmo caminho que ele, e o mundo ser desse jeito que conhecemos hoje, onde criminosos são elogiados por sua “esperteza” e vítimas são criticadas por terem caído em armadilhas que foram projetadas para elas.

Ótima reflexão do documentário.




O GOLPISTA DO TINDER

Direção: Felicity Morris
Distribuição: Netflix
Ano: 2022
Duração: 1h54min
Gênero: Crime, Investigação

Sinopse: Não é fácil encontrar o amor online, então quando Cecilie dá “match” com um belo playboy bilionário, ela acredita que pode ser o homem dos seus sonhos. Mas os sonhos não são realidade e quando ela descobre que ele não é quem diz ser, já é tarde demais. Onde este conto de fadas termina, começa um thriller de vingança, que acompanha as vítimas expondo a história do vigarista Simon Leviev, que ganha a confiança de mulheres no Tinder para aplicar golpes financeiros nelas, roubando milhões de dólares enquanto elas se endividavam.





Imagens: Divulgação/Netflix

Postar um comentário